O Barcelona venceu o Santos por 4 a 0 pelo Mundial de Clubes da Fifa e tornou-se bicampeão mundial. O esquema tático do Santos foi o 3-5-2. O esquema tático do Barcelona foi o 3-5-2, variando para o 3-6-1 e 3-4-3.
O Barcelona deu um baile no Santos e levou título mundial de clubes com facilidade. Pelo lado do Barcelona, Guardiola inovou novamente diante dos problemas físicos de seus atacantes. Com Villa e Sanchez machucados, Guardiola não fez o óbvio, que seria colocar Iniesta como meia-atacante pela esquerda. Ele colocou Thiago Alcântara como atacante pela esquerda. A versatilidade dos jogadores do Barcelona permite esse tipo de variação. Mas não só. Guardiola também foi ousado.
O Santos, por sua vez, fez uma partida de time pequeno contra o Barcelona. Nem perdendo de 3 a 0 no primeiro tempo, Muricy não abriu mão do terceiro zagueiro. Muricy só é grande no Brasil porque os treinadores nativos são, na média, abaixo da média, com perdão da redundância. Tem que estar muito, mas muito por fora do futebol mundial para não perceber que colocar mais zagueiros contra o Barcelona não funciona.
O time do Barcelona joga com os atletas vindo de trás, tocando a bola e penetrando na área adversária. Se Muricy queria retrancar o time, deveria ter colocado mais meias/volantes. Não resolveria — porque a chave do jogo contra o Barcelona não é essa —, mas seria mais eficiente. Como disse o @eduardojr_EF no Twitter: "Três zagueiros pra marcar um time sem centro-avantes é demais pra minha cabeça..."
Quem quiser ver a análise que fiz dos pontos fracos do Barcelona, pode ler esse post que fiz como prévia para o jogo. No mais, estou preparando um livro sobre o sistema de jogo do Barcelona. Em breve darei mais notícias e detalhes.
O Santos teria poucas chances contra o Barcelona. Isso todo mundo sabia. Mas o Santos fez um jogo vergonhoso. O Santos teve 29% de posse de bola contra 71% do Barcelona. Ou seja, não jogou, como bem observou o @mauricio_cia. O Robert (@Santapelota) também fez uma observação pertinente: "Cinco meses para preparar. Mal Muricy, mal mesmo". Para se ter uma ideia, o Al Sadd teve 29% de posse de bola contra o Barcelona, o Bate Borisov teve 30% e o Viktoria Plzeň teve 29%.
Guardiola, por sua vez, sempre surpreende. Daniel Alves postou-se como ala pela direita fazendo dupla com Fabregas, que normalmente joga na meia-esquerda. Thiago Alcântara, que normalmente joga na meia-direita, jogou como atacante pela esquerda. Xavi postou-se à frente de Busquets e atrás de Fabregas e Iniesta, pela meia-esquerda. Armou todo o jogo ali de trás, sem ser incomodado.
O Santos fez o que Muricy sempre faz nos clubes que treina. Deixou os jogadores de decisão (Ganso, Neymar e Borges) livres na frente, tentando marcar a saída de bola do Barcelona. Diga-se que esta estratégia funcionou poucas vezes, uma delas num tiro de meta. E só. Os demais jogadores deveriam marcar, na visão de Muricy. Nem preciso dizer que não deu certo, o placar grita isso. Com Elano, o Santos melhorou. Muricy mostra pouco conhecimento também ao achar que jogadores especializados em marcação no meio-campo, sem recursos técnicos, barrariam o Barcelona no meio. A única formatação de meio-campo que vi funcionar contra o Barcelona são linhas de marcação próximas. Eu já dizia (Santos x Barcelona. Prévia da final do Mundial de Clubes) que as linhas de marcação do Santos eram frouxas.
De todo modo, o Barcelona mostra que sua filosofia de jogo — baseada no futebol holandês e aperfeiçoada com o toque de bola e as variações táticas introduzidas por Guardiola — mostra-se superior às demais existentes. Não é à toa que o Barcelona é o melhor time do mundo desde 2004.
Siga @esquemastaticos
Barcelona 4 x 0 Santos. Análise tática. Mundial de Clubes da Fifa
10:34
11
se coloque em seu lugar
falar depois que o jogo termina é facil
quem vc é para falar do muricy
o cara é campeao todo ano
é quem deveria estar na seleção
ele não tem os jogadores de qualidade que tem o barça
ninguém tem
a questão é apenas esta
para vai
Att, Gustavo.
Assistir esse jogo foi uma aula para mim, vi o messi, realmente ele e o melhor... vai buscar jogo no meio do campo e leva o time todo com ele, como uma especie de ataque em massa sem dar chance para contrataques, pois essa linha de 3 zagueiros do barça e terrivel... fica ai tambema dica pro mano meneses, tem que da liberdade para o daniel jogar (subir como ponta).
Vale lembrar que temos os dois melhores laterais do mundo - marcelo, daniel.
Enfim, Muricy garapeiro, parabéns ao redator, visão muito boa do futebol.