O Manchester United venceu o Chelsea por 2 a 1, no estádio Old Trafford, em Manchester, pela 36ª rodada do Campeonato Inglês 2010-2011 tem que fazer mais um ponto para conquistar o título. O esquema tático do Manchester United foi o 4-4-1-1. O esquema tático do Chelsea foi o 4-5-1, variando para o 4-3-3.
Manchester United
O Manchester United atuou no 4-4-1-1 com Rooney como meia-atacante centralizado e Chicharito no ataque. O Manchester United marcou o primeiro gol logo aos 35 segundos de jogo em falha de Ivanovic e David Luiz após lançamento de Park que deixou Chicharito cara-a-cara com Cech. Mesmo com o gol, o Manchester não tirou o pé e continuou atacando e envolvendo a defesa do Chelsea. Tanto que chegou ao segundo gol aos 23 minutos do primeiro tempo com Vidic, após cruzamento de Giggs.
Alex Ferguson repetiu o mesmo esquema que utilizou contra o Arsenal na rodada anterior, mas desta vez com Valência e Giggs em campo. E ambos fizeram mais que Anderson e Nani no jogo anterior pela Premier League. Depois de ter poupado os principais jogadores no jogo da Champions League no meio da semana contra o Schalke 04, o Manchester entrou muito ligado no jogo e mereceu a vitória.
Valência mostrou muita força pela direita e Park, pela esquerda, fez uma partida muito boa também, entrando bastante em diagonal pelo centro, mas sem fazer jogadas de linha de fundo como Valência. Giggs e Rooney estavam inspirados e conduziram o jogo pela faixa central do campo. A defesa, como de costume, portou-se muito bem. O Manchester United dominou o jogo no primeiro tempo e controlou no segundo, quando ofereceu poucas chances de gol para o Chelsea.
Agora, resta ao Manchester United fazer apenas um ponto nas duas próximas rodadas da Premier League. E os próximos jogos são contra Blackburn Rovers, fora, e Blackpool, em casa. Depois é se preparar para a final da UEFA Champions League contra o Barcelona.
Chelsea
O Chelsea jogou no 4-5-1, variando para o 4-3-3, com Malouda um pouco mais recuado, pela extrema esquerda, que Kalou pela direita. O Chelsea foi totalmente dominado no primeiro tempo e foi superior na posse de bola na segunda ethttp://www.blogger.com/img/blank.gifapa, mas sem criar muitas chances de gol. A falha do sistema defensivo no primeiro gol, logo aos 35 segundos de jogo, deu poucas chances para que o time pudesse tentar explorar o contra-ataque.
David Luiz falhou no primeiro gol e deve ter se machucado na jogada já que fez um primeiro tempo ruim e foi substituído no segundo tempo por Alex, que melhorou muito a defesa do Chelsea. Ainda no sistema defensivo, Ivanovic não conseguiu avançar, mesmo com Park não fazendo jogadas de linha de fundo.
Já comentávamos aqui (Twitcam Tática de segunda-feira, dia 2 de maio) que o meio-campo do Chelsea cresce em qualidade com Essien como primeiro-volante e Ramires como volante/meia pela direita. E depois de toda uma primeira etapa com Obi Mikel como primeiro-volante, o técnico Carlo Ancelotti promoveu Ramires e o Chelsea equilibrou as ações no meio-campo.
Kalou esteve mal no jogo, mas Torres, que entrou no seu lugar no segundo tempo, conseguiu ser pior. O espanhol não conseguia dar prosseguimento às jogadas e não ajudou o Chelsea a transformar a superioridade na posse de bola da segunda etapa em chances de gol. Ao menos Ancelotti não o colocou como titular e posicionou Drogba no centro do ataque, onde ele rende melhor, e não pela esquerda, como fez no jogo contra o Tottenham.
Não perca a Twitcam Tática! Toda segunda, às 19h, aqui no blog Esquemas Táticos ou pelo Twitter @esquemastaticos
Siga Esquemas Táticos no Twitter.
Manchester United 2 x 1 Chelsea. Premier League. Análise tática
13:54
4