Milan
O Milan jogou no 4-3-1-2 com Thiago Silva como volante pelo centro, Gattuso pela direita e Flamini pela esquerda. O problema foi o técnico Massimiliano Allegri achar que Thiago Silva poderia desempenhar o mesmo papel de volante-armador de Pirlo e ainda ser mais forte na marcação. Realmente Thiago Silva é melhor na marcação que Pirlo, mas errou praticamente todos os lançamentos.
Seedorf, que deveria também desempenhar duas funções, não foi bem como armador nem como meia-atacante. Muito lento e desatento, foi desarmado diversas vezes pelos meias centrais do Tottenham: Sandro e Palácios. O melhor seria se Robinho ocupasse o lugar de Seedorf e Pato entrasse no ataque ao lado de Ibrahimovic. Mas Allegri preferiu colocar os três na frente. Sem ninguém para armar, ficaram presos na marcação do Tottenham.
Os laterais do Milan são muito ruins. Antonini menos que Abate, mas ainda assim ruim. Com Thiago Silva como volante, a defesa perde também. Incrível como, desde antes de Leonardo, o Milan não resolve seus problemas no meio-campo. Além dos laterais, os volantes Flamini e Gattuso são muito ruins. Não desarmam bem nem sabem sair jogando. No ataque, Robinho e Ibrahimovic não conseguiram se livrar dos marcadores e foram muito mal.
Tottenham
Num 4-4-2 com uma linha no meio-campo, variando para um 4-1-4-1, o Tottenham foi melhor na maior parte do jogo. Pressionou a saída de bola do Milan, ganhou o meio-campo e correu poucos riscos. Com dois meias abertos muito rápidos e técnicos, os Spurs levaram vantagem no jogo pelos lados do campo e também pela faixa central.
Até mesmo os laterais do Tottenham, que poderiam ficar mais presos no campo defensivo para dar liberdade aos wingers Pienaar e Lennon, apoiaram algumas vezes e foram muito competentes na defesa. A defesa, alta e forte, postou-se e esperou Robinho e Ibrahimovic. Ganhou a maioria das jogadas.
Os dois volantes, Sandro e Palácios, dominaram a faixa central. Tanto que Sandro muitas vezes se adiantou e formou uma linha de quatro com (da direita para a esquerda) Lennon, Sandro, van der Vaart e Pienaar. Essa variação tática do Tottenham foi muito interessante porque confundiu a marcação pelo meio do Milan. Van der Vaart foi, na maior parte do tempo, um segundo-atacante bem adiantado, longe dos meias. Entretanto, por vezes voltava para formar a linha de quatro no meio. Os volantes do Milan ficaram sem saber como marcar essa variação. O Tottenham venceu bem fora de casa e mostrando variações.
Siga @EsquemasTaticos no Twitter.
Leia também:
Cruzeiro 3 x 4 Atlético. Campeonato Mineiro. Análise tática
França 1 x 0 Brasil. Amistoso. Análise tática
São Bernardo 2 x 2 Corinthians. Campeonato Paulista. Análise tática
Esquema tático do Cruzeiro. Campeonato Mineiro 2011
Brasil 3 x 1 Colômbia. Análise tática. Sul-Americano Sub-20
Manchester United 5 x 0 Birmingham City. Análise tática. Premier League
Brasil 4 x 2 Paraguai. Sul-Americano Sub-20. Análise tática
Liverpool 2 x 2 Everton. Análise tática
VÍDEO. Esquema tático do Everton 2010-2011
Barcelona 5 x 0 Real Madrid. Análise tática
Esquema tatico do Flamengo 2011 com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves
Mande o link desta análise para o seu twitter.
TWITTER: @esquemastaticos