Análise tática
Por jogar com dois meias, é comum pensar que o Cruzeiro atua no 4-4-2 com um quadrado no meio-campo (4-2-2-2). Não é o que acontece. Aliás, desde 2010, Cuca vem utilizando Thiago Ribeiro como um terceiro meia-atacante num 4-2-3-1. Na verdade, quando o time está sem a bola, Thiago Ribeiro integra-se à linha de três meias; quando o Cruzeiro recupera a posse de bola, ele transforma-se num atacante.
O técnico Cuca aproveita-se da velocidade e preparo físico de Thiago Ribeiro na dupla função. Gilberto é o meia-armador pela esquerda e Montillo o meia-atacante e armador pelo centro. Gilberto é importante pela esquerda porque ele, como ex-lateral-esquerdo, tem capacidade de cobrir as constantes subidas do lateral-esquerdo Diego Renan. Essa é a razão pela qual Cuca o escala no lugar de Roger, que não marca.
No jogo contra a Caldense, os volantes foram Henrique e Pablo. Durante a temporada 2011, Henrique, Fabrício e Marquinhos Paraná devem disputar as duas posições do setor. Ressalte-se que Pablo foi muito importante no segundo tempo quando Cuca modificou o esquema para o 4-1-4-1. Ele passou a atuar como uma lateral-direito defensivo, dando liberdade para que os meias-atacantes abertos (wingers) Thiago Ribeiro e Wallyson atacassem pelos lados. Pela esquerda, Diego Renan continuou a ser coberto por Gilberto e também por Wallyson, com quem revezou nas subidas ao ataque.
Siga @EsquemasTaticos no Twitter.
Leia também:
Brasil 3 x 1 Colômbia. Análise tática. Sul-Americano Sub-20
Manchester United 5 x 0 Birmingham City. Análise tática. Premier League
Brasil 4 x 2 Paraguai. Sul-Americano Sub-20. Análise tática
Liverpool 2 x 2 Everton. Análise tática
VÍDEO. Esquema tático do Everton 2010-2011
Barcelona 5 x 0 Real Madrid. Análise tática
Esquema tatico do Flamengo 2011 com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves
Mande o link desta análise para o seu twitter.
TWITTER: @esquemastaticos