O Barcelona venceu a Internazionale de Milão por 1 a 0, no Camp Nou, pelas semifinais da Uefa Champions League 2009-2010, e está eliminado. O esquema tático do Barcelona foi inicialmente o 4-3-3, no final o time estava no 4-1-2-3. O esquema tático da Internazionale foi inicialmente o 4-4-1-1 e no final da partida, com um jogador a menos, adotou o 5-4-0.
Barcelona
O Barcelona teve 75% de posse de bola, mas levou pouco perigo à meta de Júlio César. O mesmo já tinha acontecido no jogo de ida em Milão. Como já discutimos em outras oportunidades aqui, o time do Barcelona tem dificuldades em jogar contra equipes que se armam com duas linhas de marcação. Pois hoje José Mourinho apequenou a Internazionale ao ponto de colocar um linha de quatro no meio-campo e outra de cinco na defesa no final do jogo. E nem vale o argumento de que a Internazionale tem um elenco inferior ao do Barcelona. Não tem. Inclusive, Mourinho tem mais banco. A retranca é uma opção dele.
Mas os erros do Barcelona não podem ser esquecidos. Cruzar bola na área para jogadores baixos durante todo o segundo tempo não é uma boa estratégia. As linhas só podem ser quebradas com dribles, jogadas de linha de fundo ou bolas na área para jogadores altos. O time tentou jogadas de linha de fundo, mas não tinha uma referência na área, já que Ibrahimovic jogou pela direita no primeiro tempo e foi substituído no segundo. Guardiola preferiu o baixo Bojan para ficar enfiado entre os defensores. Só teve uma chance e não fez. Poderia ter tentado o Henry. Tem que tocar a bola com a máxima qualidade possível, com tabelas rápidas pelo meio. Para isso, Keita não é o jogador mais indicado para o meio-campo.
Na segunda etapa, o Barcelona radicalizou na pressão no campo adversário e empurrou a Inter para trás. Os zagueiros praticamente permaneciam no campo de ataque e Valdés, muitas vezes, foi visto na risca do meio-campo pegando os rebotes das bolas alçadas na área. O time começou no 4-3-3 e, no final do jogo, adotou o 4-1-2-3, com Xavi como volante-armador.
A defesa do Barcelona formou-se com Daniel Alves na lateral direita, Yayá Touré como defensor pela direita, Piqué como defensor pela esquerda e Gabriel Milito como defensor/lateral pela esquerda. No segundo tempo, Maxwell entrou no lugar de Milito.
No meio-campo, Sergio Busquets foi o volante de contenção pelo centro, Xavi o armador pela direita, Keita como meia-esquerda e Messi como segundo atacante/armador na ponta ofensiva do losango, caindo também para a direita.
Na frente, Ibrahimovic foi o centroavante e Pedro o ponta-esquerda. Messi também aparecia a partir da direita para o centro. O desenho do ataque, com Messi, foi um triângulo invertido, para deixar o miolo defensivo da Inter sem função e obrigá-los a sair para pegar os meias e atacantes do Barcelona mais à frente. Mas a linha de meio-campo estava tão próxima da linha defensiva que isso não era preciso e eles não saíram de trás.
Internazionale
Antes da expulsão de Thiago Motta, a Internazionale estava desenhada no 4-4-1-1, com duas linhas de quatro, Sneijder à frente da linha de meio-campo e Milito pela esquerda, nas costas de Daniel Alves. Após a expulsão, a Inter formou-se no 4-4-1, com Eto'o e Milito nas extremidades da linha de meio-campo e Sneijder à frente da linha. Ou seja, Mourinho armou uma retranca para segurar o Barcelona.
Não contente, colocou Chivu no para atuar na linha de meio-campo para auxiliar na marcação de Daniel Alves e Messi. Novamente Mourinho anulou o lado direito do Barcelona. Sem Motta, Chivu passou a ser um volante ao lado de Cambiasso na faixa central.
No segundo tempo, a Internazionale, que pouco tocava na bola, abdicou também do contra-ataque. Sneijder deu lugar a Muntari, para fechar ainda mais o lado esquerdo defensivo do time. Para aumentar ainda mais a retranca, Mourinho sacou Milito para a entrada de Córdoba na defesa, formando uma linha de cinco na defesa, e Eto'o para a entrada de Mariga no lado direito da linha de meio-campo.
A Inter recuou ainda mais e tomou um gol. Deve-se ressaltar que o miolo defensivo rebateu quase todas (o Barcelona só levou vantagem em uma, com Bojan) as bolas alçadas na área. As linhas ficaram bem juntas e impediram que o Barcelona se aproximasse da meta de Júlio César.
A defesa da Internazionale teve Maicon na lateral direita, Lúcio como defensor pela direita, Samuel como defensor pela esquerda e Zanetti como defensor/lateral pela esquerda. No segundo tempo, com a entrada de Córdoba, formou-se uma linha defensiva com cinco jogadores.
O meio-campo campo foi formado com uma linha com (a partir da direita) Eto'o, Cambiasso, Thiago Motta e Chivu. À frente da linha, Sneijder. Antes da linha de cinco defensores, logo após a expulsão de Motta, Mourinho montou um meio-campo com Milito pela direita, Cambiasso e Chivu pelo centro, e Eto'o pela esqueda, mantendo Sneijder à frente deles.
No ataque, Milito jogou isolado, caindo pela esquerda, tentando se aproveitar das subidas de Daniel Alves.
Leia também:
Lyon 0 x 3 Bayern. Análise tática.
Bayern 1 x 0 Lyon. Análise tática.
Internazionale de Milão 3 x 1 Barcelona. Análise tática.
Manchester United 3 x 2 Bayern de Munique. Análise tática.
Barcelona 4 x 1 Arsenal. Análise tática.
O 4-4-2 do Barcelona. Variações táticas de Guardiola.
Arsenal 2 x 2 Barcelona. Análise tática.
Milan 2 x 3 Manchester United. Análise tática.
Arsenal 1 x 3 Manchester United. Análise tática.
Internazionale 2 x 0 Milan. Análise tática.
Werder Bremen 2 x 3 Bayern de Munique. Análise tática.
Arsenal 0 x 3 Chelsea. Análise tática.
Esquema tático do Olympique de Marselha. Jogo contra o Milan.
Esquema tático do Milan. Jogo contra o Olympique de Marselha.
CSKA Moscou 2 x 1 Wolfsburg. Análise tática.
Barcelona 2 x 0 Internazionale de Milão. Análise tática.
Liverpool 2 x 2 Manchester City. Análise tática.
Everton 0 x 2 Benfica. Análise tática.
Milan 1 x 1 Real Madrid. Análise tática.
Milan x Real Madrid. Análise tática em tempo real.
Real Madrid 2 x 3 Milan. Jogo em Madri.
Chelsea 2 x 0 Liverpool. Análise tática.
Sporting 1 x 0 Hertha Berlin. Análise tática.
AEK Atenas 1 x 0 Benfica. Análise tática.
Bayern de Munique 0 x 0 Juventus. Análise tática.
Arsenal 2 x 0 Olympiacos. Análise tática.
Barcelona 2 x 0 Dínamo Kiev. Análise tática.
Esquema tático do Manchester City.
Esquema tático do Lyon.
Esquema tático do Borussia Dortmund.
Esquema tático do Bayern de Munique.
Borussia 1 x 5 Bayern. Análise tática.
Roma 1 x 3 Juventus. Análise tática.
Esquema tático do Chelsea.
Manchester United 2 x 1 Arsenal. Análise tática.
Milan 0 x 4 Internazionale de Milão. Análise tática.
Esquema tático do Milan. Jogo contra o Siena.
Esquema tático da Internazionale de Milão. Jogo contra o Bari.
Esquema tático do Barcelona.
Esquema tático do Shakhtar Donetsk.
Esquema tático do Real Madrid. Jogo contra o Rosenborg.
Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo.
Esquema tático do Wigan.
Esquema tático do Liverpool.
Esquema tático do Tottenham.
Esquema tático do Atlético de Madrid.
Mande o link desta análise para o seu twitter.
Barcelona 1 x 0 Internazionale. Análise tática
19:05
4
Mourinho e este Inter são a antítese daquilo que deve ser o futebol. Uma pena o desfecho desta eliminatória...
Abraços
Animal esse blog!
Abraço!