O Arsenal perdeu para o Manchester United por 3 a 1, no Emirates Stadium, pela 24ª rodada do Campeonato Inglês 2009/2010. O esquema tático do Arsenal foi o 4-1-4-1. O esquema tático do Manchester foi o 4-4-1-1.
Arsenal
O Arsenal variou seu esquema tático durante o jogo, mas na maior parte do tempo atuou no 4-1-4-1, com Denílson cobrindo o lado esquerdo defensivo e as subidas de Song pelo centro.
Na defesa, o Arsenal contou com Sagna na lateral direita, Gallas como defensor pela direita, Vermaelen como defensor pela esquerda e Clichy como lateral esquerdo. Sagna travou um duelo com Evra, do Manchester, para ver quem explorava melhor as costas do adversário. Já Clichy ficou mais na defesa, auxiliando na marcação de Nani.
O meio-campo apresentou um volante de marcação (Song) atrás de uma linha de quatro meias. Dois deles mais centralizados (Denílson pela esquerda e Fabregas pela direita) e outros dois mais abertos (Nasri pela esquerda e Rosicky pela direita). Denílson cobria Song quando este avançava pela faixa central. Como já dissemos algumas vezes, o Arsenal caracteriza-se por um meio-campo com jogadores versáteis, que atacam e defendem. Então, muitas vezes há um rodízio de funções entre eles.
No ataque, Arshavin jogou centralizado. Normalmente, ele joga pelos lados, preferencialmente pela esquerda. As chegadas de Nasri e Rosicky para auxiliá-lo no ataque foram tímidas.
Manchester United
O Manchester United atuou majoritariamente no 4-4-1-1, com uma linha no meio-campo. Fletcher, que muitas vezes joga na faixa central e mais recuado, desta vez atuou à frente da linha central de quatro jogadores.
A defesa do Manchester teve Rafael na lateral direita, Wes Brown como defensor pela direita, Evans como defensor pela esquerda e Evra na lateral esquerda. Rafael defendeu mais que atacou. Evra não esteve bem no clássico e teve que se preocupar com os avanços daquele lado de Sagna e Rosicky, mas contando com o apoio de Park.
A entrada de Park visou exatamente barrar o lado mais forte do Arsenal com Sagna e Rosicky. Na linha central, Park atuou pela esquerda, com Carrick e Scholes centralizados e Nani pela direita. Nani foi quem mais saiu para o ataque, atuando, na verdade, como um meia-atacante. Por isso Rafael ficou preso no campo defensivo. Fletcher foi o "1", atuando à frente dos meias quando o time atacava, e recuando para marcar quando o time defendia.
No ataque, Rooney jogou centralizado, mas não isolado. Nani apareceu muito na frente e os meias centrais também apareceram bastante no campo ofensivo. Nani nunca mereceu muito destaque no Manchester United enquanto Cristiano Ronaldo esteve por lá. Um erro, na minha visão. Ele é rápido e muito técnico. Na seleção portuguesa, raramente é titular, mas formaria, com Cristiano Ronaldo e mais um centroavante, um tridente ofensivo de respeito.
Leia também:
Internazionale 2 x 0 Milan. Análise tática.
Werder Bremen 2 x 3 Bayern de Munique. Análise tática.
Arsenal 0 x 3 Chelsea. Análise tática.
Esquema tático do Olympique de Marselha. Jogo contra o Milan.
Esquema tático do Milan. Jogo contra o Olympique de Marselha.
CSKA Moscou 2 x 1 Wolfsburg. Análise tática.
Barcelona 2 x 0 Internazionale de Milão. Análise tática.
Liverpool 2 x 2 Manchester City. Análise tática.
Everton 0 x 2 Benfica. Análise tática.
Milan 1 x 1 Real Madrid. Análise tática.
Milan x Real Madrid. Análise tática em tempo real.
Real Madrid 2 x 3 Milan. Jogo em Madri.
Chelsea 2 x 0 Liverpool. Análise tática.
Sporting 1 x 0 Hertha Berlin. Análise tática.
AEK Atenas 1 x 0 Benfica. Análise tática.
Bayern de Munique 0 x 0 Juventus. Análise tática.
Arsenal 2 x 0 Olympiacos. Análise tática.
Barcelona 2 x 0 Dínamo Kiev. Análise tática.
Esquema tático do Manchester City.
Esquema tático do Lyon.
Esquema tático do Borussia Dortmund.
Esquema tático do Bayern de Munique.
Borussia 1 x 5 Bayern. Análise tática.
Roma 1 x 3 Juventus. Análise tática.
Esquema tático do Chelsea.
Manchester United 2 x 1 Arsenal. Análise tática.
Milan 0 x 4 Internazionale de Milão. Análise tática.
Esquema tático do Milan. Jogo contra o Siena.
Esquema tático da Internazionale de Milão. Jogo contra o Bari.
Esquema tático do Barcelona.
Esquema tático do Shakhtar Donetsk.
Esquema tático do Real Madrid. Jogo contra o Rosenborg.
Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo.
Esquema tático do Wigan.
Esquema tático do Liverpool.
Esquema tático do Tottenham.
Esquema tático do Atlético de Madrid.
Mande o link desta análise para o seu twitter.
Arsenal 1 x 3 Manchester United. Análise tática
14:48
1