A Juventus venceu a Roma por 3 a 1 em Roma, pela segunda rodada do Campeonato Italiano. No último jogo sob o comando de Luciano Spalletti, a Roma jogou no 4-2-3-1. Já a Juventus adotou o 4-3-1-2.
Análise tática
(Clique na imagem para ampliar)
A Roma entrou com uma formação (4-2-3-1) em que Totti era o meia-atacante e atacante que, em tese, deveria contar com o apoio dos meias no setor ofensivo. Entretanto, o que se viu foi um time recuado, muitas vezes variando seu esquema tático para um 4-6-0, já que Totti recuava muito até o meio-campo.
(Clique na imagem para ampliar)
A Juventus adotou o 4-3-1-2, com o meio-campo em forma de diamante. Diego, a ponta ofensiva do diamante, jogou como meia-atacante, logo atrás dos dois atacantes (Iaquinta e Amauri). Marchisio (direita) e Tiago (esquerda) tiveram funções mais defensivas que ofensivas, apoiando o volante Felipe Melo.
Mesmo contando com um número maior de jogadores, a Roma perdeu a batalha do meio-campo. Com jogadores muito recuados, o time romano chamou a Juventus para seu campo e, durante o primeiro tempo, criou poucas jogadas ofensivas. O lateral-esquerdo Riise foi praticamente mais um zagueiro e Cassetti, na lateral direita, arriscou poucas subidas ao ataque.
Para compensar a existência do trio ofensivo formado por Diego (destaque da partida), Amauri e Iaquinta, os laterais da Juventus pouco apoiaram. No meio-campo, Tiago avançou mais que Marchisio. Felipe Melo fez uma grande partida e, no fim, ainda marcou um gol.
Leia também:
Esquema tático do Chelsea.
Manchester United 2 x 1 Arsenal. Análise tática.
Milan 0 x 4 Internazionale de Milão. Análise tática.
Esquema tático do Milan. Jogo contra o Siena.
Esquema tático da Internazionale de Milão. Jogo contra o Bari.
Esquema tático do Barcelona.
Esquema tático do Shakhtar Donetsk.
Esquema tático do Real Madrid. Jogo contra o Rosenborg.
Esquema tático do Real Madrid com Kaká e Cristiano Ronaldo.
Esquema tático do Wigan.
Esquema tático do Liverpool.
Esquema tático do Tottenham.
Esquema tático do Atlético de Madrid.
ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Análise tática.
ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.
Roma 1 x 3 Juventus. Análise tática
18:20
2
Se der passa no meu blog tem Debate lá.
Abraço