Breve relato dos vídeos sobre a Holanda de 74
No primeiro tempo, só a Holanda jogou. Os atacantes uruguaios ficaram muito isolados e a linha de meio-campo não saiu para o jogo, apostando sempre nos lançamentos longos. Os holandeses, muito melhor fisicamente, estavam em todo o campo e tinham uma ótima recuperação.
Destaque do jogo, Cruyff atuou como um meia-atacante e como um armador. Ou seja, transitou por todo o meio-campo para armar a equipe, invertendo jogadas, fazendo lançamentos verticais e dando passes curtos. Mas, diferentemente do armador típico, deslocava-se em velocidade para chegar na grande área como atacante.
Os holandeses, muito melhor fisicamente, estavam em todo o campo e tinham uma ótima recuperação.
Holanda 74 e Futebol Total
Vídeo 1
Lance 1 - A Holanda ataca e retoma a bola ainda no campo de ataque. Observem que o desarme é feito à frente da linha divisória e contando com o apoio de outros cinco holandeses naquela faixa do campo.
Lance 2 - Marcação na saída de bola: quatro holandeses marcam os defensores uruguaios que, sem alternativa, tentam uma ligação direta para o ataque.
Lance 3 - Cruyff transitou por todo o meio-campo para armar a equipe, invertendo jogadas, fazendo lançamentos verticais e dando passes curtos. Mas, diferentemente do armador típico, deslocava-se em velocidade para chegar na grande área como atacante. O lançamento para Cruyff é feito pelo volante/meia van Hanegen.
Lance 4 - Kroll, o lateral-esquerdo, está como lateral-direito.
Para não dizer que é um instante isolado, o vídeo mostra outro momento em que ele também está na direita.
Lance 5 - O zagueiro Rijsbergen está como lateral-direito. Primeiro marcando no meio do campo e, depois, fazendo a saída de bola.
Lance 6 - Jogada em que a Jansen rouba a bola no campo adversário (pela enésima vez) e quem conclui é o lateral-direito Suurbier.
Lance 7 - O Uruguai tenta uma jogada de ataque, mas a seleção holandesa marca forte no meio-campo e os uruguaios, em inferioridade numérica no setor, não conseguem levar perigo ao gol de Jongloed.
Lance 8 - O Uruguai tenta sair para o ataque. A Holanda pressiona e retoma a posse da bola. Desta vez, quem faz o desarme é o zagueiro Rijsbergen, que está bem à frente da risca de meio-campo.
Vídeo 2
Lance 1 - Tabela pelo meio entre Neeskens e Jansen, que arremata para fora. Os volantes tinham muita qualidade no passe.
Lance 2 - Mais uma tabela entre os volantes/meias Jansen e van Hanegen. Jansen finaliza contra o gol uruguaio. No rebote, Cruyff tenta concluir e comete falta em Marzurkiewicz.
Lance 3 - Cruyff ajudando a marcar no meio-campo numa linha de quatro avançada. Lance do primeiro tempo.
Lance 4 - Blitz holandesa. Num lance incrível, diversos jogadores holandeses avançam simultaneamente para tentar desarmar Pedro Rocha, que sofre a falta.
Lance 5 - Neeskens finaliza mal depois de um erro de passe do uruguaio Mantegazza, que estava pressionado por Rensenbrink e pelo próprio Neeskens na entrada da área uruguaia.
Leia também:
ESQUEMAS CLÁSSICOS. Holanda 2 x 0 Uruguai. Análise tática.
ESQUEMAS CLÁSSICOS. VÍDEO: Análise tática da Seleção Brasileira da Copa de 1982.
INTERATIVO: Esquema tático da Seleção Brasileira de 1982. Análise tática interativa.
ESQUEMAS CLÁSSICOS. Brasil 4 x 1 Escócia. Copa de 1982. Desenhos táticos
VÍDEO: Gols de Brasil 4 x 1 Escócia. Edição com as jogadas completas dos gols.
* Fiz a mesma análise para o blog português Portal Futebol, onde podem ser encontradas notícias de clubes europeus e as capas dos principais jornais da Europa.
Equipe Futebol Mundial
muito obrigado por ter comentado em "O tempo e o placar...". Dei uma lida aqui em seu "Esquemas táticos" e achei interessantíssima esta abordagem dos clubes que você faz.
Passarei aqui sempre. E esteja à vontade pra passar lá no meu blogue, que é atualizado diariamente.
Abraços,
Vinícius Faustini
www.otempoeoplacar.blogspot.com
www.diariodeumsalafrario.blogspot.com
www.emocoesrc.blogspot.com