Quando joga em casa, o Corinthians adota o esquema 4-2-3-1, com Dentinho e Jorge Henrique abertos pelos lados do campo e chegando ao ataque pelas pontas ou em diagonal pelo centro. Sem a bola, o time pode adotar o 4-4-1-1, com duas linhas de quatro, ou até o 5-3-1-1, com Jorge Henrique acompanhando o lateral até a linha de fundo defensiva.
(clique na imagem para ampliar)
A defesa corintiana conta com três jogadores que executam a função de zagueiros todo o tempo. Pode ser com Alessandro formando como zagueiro pela direita ou com um zagueiro de origem pela esquerda. Para o jogo contra o Inter, o mais cotado para ocupar a posição de zagueiro pela esquerda é o volante Marcelo Oliveira. Mas também pode ser o lateral Wellington Saci ou o zagueiro Diego. Entretanto, o importante é que qualquer um que entrar será um zagueiro pela esquerda, com pouca função de apoiar o ataque por aquele lado.
O meio-campo tem Cristian como volante mais recuado que, quando Alessandro sobe como lateral-direito, também pode se colocar como um zagueiro pelo centro. Elias é o segundo volante, atuando pela faixa central direita, um pouco mais avançado que Cristian. Douglas é o armador, responsável por puxar as jogadas de contra-ataque.
Dentinho e Jorge Henrique desempenham mais de uma função cada um. Jorge Henrique acompanha o lateral adversário como meia aberto (pela direita, principalmente, ou pela esquerda) e ataca pelos lados (prioritariamente) e em diagonal pelo meio. Dentinho também é um meia aberto (principalmente pela esquerda), atacante que entra em diagonal pelo centro (na maioria das vezes) e pela ponta. Sem a bola, Dentinho forma a primeira linha defensiva com os volantes.
Principal estrela do time, Ronaldo é o centroavante e utiliza-se das arrancadas e da técnica refinada para superar os zagueiros adversários.
Pontos fortes:
* Contra-ataque. Douglas não tem função de marcar e é o principal responsável pelas jogadas de contra-golpe da equipe juntamente com Ronaldo.
* Variação tática. Mano Menezes varia muito o esquema tático do Corinthians durante o jogo. Com a bola, o time adota o 4-3-3, sem ela, pode se defender até no 5-3-1-1.
Leia também:
Esquema tático do Internacional. 1º jogo da final da Copa do Brasil.
VÍDEO: Esquema tático do Corinthians.
Esquema tático do Corinthians campeão paulista 2009.
Esquema tático do Internacional. Jogo contra o Coritiba.
Esquema tático do Corinthians - Prévia do 1º jogo da final da Copa do Brasil
15:10
1
Contacte:
http://conspiracoesetal.blogspot.com/
Obrigado :)