O Avaí venceu o Fluminense (3 a 2) atuando no 4-4-2, com dois volantes marcadores e dois meias, e os dois laterais atacam e defendem.
(clique na imagem para ampliar)
A defesa do Avaí apresenta dois laterais (Ferdinando, pela direita, e Uendel, pela esquerda) típicos, ou seja, têm qualidade para atacar e para defender. Como já tínhamos ressaltado na outra análise que fizemos do Avaí (leia Esquema tático do Avaí), o fato de um time ter dois laterais que desempenham as funções de lateral deve ser ressaltado porque, sob influência européia, as equipes brasileiras estão cada vez mais utilizando alas e/ou zagueiros pelos lados.
O meio-campo tem dois volantes marcadores que jogam paralelamente (Léo Gago, pela esquerda, e Marcos Winícius pela direita) à frente da defesa e dois meias com características diferentes. Muriqui (meia-esquerdo) conduz mais a bola, tem muita velocidade e pode aparecer como terceiro atacante. Isso porque é atacante de origem, como me informam meus amigos catarinenses. Já Marquinhos é o armador clássico: ótimo controle de bola, cadência e muita qualidade no passe. Os dois trocam de posição com alguma frequência.
No ataque, Lima e Luiz Ricardo jogam paralelamente e também trocam de lado durante o jogo. Ataque que, diga-se, não repete a mema qualidade apresentada pelos meias.
O time do Avaí tem apresentado uma intensidade muito grande no primeiro tempo dos jogos. Foi assim nas partidas que observei contra o Atlético Mineiro, São Paulo e Fluminense. O esquema tático, digamos, "conservador" de Silas tem a vantagem de trabalhar com uma estrutura já internalizada pelo jogador brasileiro desde as categorias de base. Além do mais, Silas repete o mesmo sistema tático em todos os jogos (que observei, não posso falar dos outros jogos. Corrijam-me e acrescentem observações nos comentários) e isso garante o entrosamento da equipe mesmo com a entrada de reservas.
Leia também:
Esquema tático do Fluminense.
Esquema tático do Avaí.
Análise tática de Avaí 2 x 2 Atlético Mineiro.
Esquema tático do Avaí
13:32
2
Abraço, Diário Esportivo Golaço