O Sport ganhou do Palmeiras na Ilha do Retiro por 1 a 0 e foi desclassificado nos pênaltis por 3 a 1. O Sport jogou no 3-5-2 e o Palmeiras no 3-6-1. Vamos à análise tática.
O Sport atuou no 3-5-2, sem um ala-direito fixo, mas com Igor (o zagueiro pela direita) aparecendo muitas vezes como lateral-direito, e Paulo Baier e Luciano Henrique revezando-se pela meia direita e esquerda. Luciano Henrique caiu até pela ponta esquerda, deslocando Ciro para o centro do ataque. Wilson ficou sempre pelo centro ou pela direita do ataque.
Esse deslocamento de Luciano confundiu o Palmeiras no início do jogo. Tanto que Luxemburgo teve que pedir para que Armero (ala-esquerdo do Palmeiras) ficasse menos aberto e ajudasse a fechar a cabeça de área pela esquerda. Enquanto não conseguia passar a instrução, Souza era o volante pela esquerda e o Palmeiras deixava o lado direito da defesa mais aberto. Pierre marcava Paulo Baier individualmente.
O lado esquerdo do Sport fortalecia-se com a presença de Luciano Henrique quando ele fazia o revezamento com Paulo Baier ou caía pela ponta esquerda. Com as presenças adicionais de Ciro e Dutra daquele lado, era necessário mais um volante para fortalecer a marcação palmeirense.
O Sport dominou as ações no primeiro tempo, mas não conseguiu pressionar o Palmeiras no segundo. As entradas de Fumagalli — mais adiantado pela direita — e Moacir — volante que fazia a cobertura das subidas de Igor pela direita — não melhoraram a penetração ofensiva do Sport. O time passou a atuar no com três zagueiros, um ala (Dutra), dois volantes e três atacantes, com Fumagalli e Luciano Henrique se revezando como meia e atacante. Um 3-4-3 ou, separando por funções, um 3-2-2-3.
No Palmeiras, entraram Mozart, Willians e Ortigoza, e o time passou a jogar com três zagueiros, dois volantes, dois laterais (os alas murdaram de função com a pressão do Sport), um meia (Cleiton Xavier) e dois atacantes. Um 5-3-2, ou 5-2-1-2.
O lado esquerdo do Sport seguiu sendo o setor mais forte do time e foi por lá que o único gol da partida saiu, em penetração pela ponta esquerda de Luciano Henrique.
Veja as análises individuais de Sport e Palmeiras.
Sport 1 x 0 Palmeiras - Análise tática
22:48
3
Respondi seu comentário lá no blog O Abecedista. Talvez tenha me alongado, já que entrei um pouco na história recente dos volantes e dos esquema tático do ABC FC.
Qualquer dúvida, pode perguntar.
Sds Alvinegras.
Abecedista.