Esquema tático do Avaí
20:27
3
Na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o Avaí jogou num 4-4-2 tradicional, mas que atualmente é pouco usado, com dois volantes e dois meias (veja também o post com a Análise tática do jogo Avaí 2 x 2 Atlético Mineiro).
A defesa do Avaí armada pelo técnico Silas é formada por dois zagueiros (André Turatto pela direita e Emerson pela esquerda) e dois laterais (Uendel pela esquerda e Ferdinando pela direita) que apóiam e marcam.
O meio-campo tem dois volantes de marcação (Léo Gago pela esquerda e Marcus Winícius pela direita) e dois meias (Odair, armador, pela esquerda; Muriqui, que conduz mais a bola, pela direita) que chegam muito ao ataque para apoiar os atacantes Evando (pela esquerda) e William (pela direita). Muriqui apresentou-se como atacante em diversas oportunidades.
A marcação do time na frente é interessante. Os atacantes voltam para formar, com os meias, uma primeira linha de quatro atrás da linha da bola. E algumas vezes voltam pelos lados do campo, como indicado pelo desenho acima, e outros pelo centro mesmo, como é usual.
Abraço Marcos Gaúcho
O Avaí, por sua vez, é um time bem limitado. Apesar da festa bonita da torcida e do péssimo início de jogo do Atlético, quando o adversário resolveu jogar bola, ele não aguentou. Eles têm o Turatto que é um zagueiro experiente e útil, o Evando, quem sabe o Muriqui, mas é time, infelizmente, para cair mesmo.